segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A SELEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: um saber necessário ao professor




O texto trouxe informações sobre o Livro Didático no Brasil com as legislações e decretos criados para esse fim.
· Em 1938 o livro já era considerado uma ferramenta da educação política e ideológica.
· Em 1985 novas regulamentações para avaliação rotineira dos livros.
· Em 2001 o Ministério da Educação e Cultura cria comissões para avaliar os livros buscando melhorar a qualidade de ensino.
· Hoje o livro didático não é visto como única fonte de informação, mas um dos meios para que os saberes sejam passados e dão caminhos para que tanto professor como o aluno busquem outras fontes de aprendizagem.

O professor deve desenvolver saberes e ter competências para superar as limitações próprias dos livros e complementar, adaptar, dar maior sentido aos bons livros recomendados.

Percebe-se que ao longo dos anos o livro didático foi se tornando mais um dos meios para se ter a aprendizagem e traz outros caminhos para a busca de novas informações e saberes tanto para alunos como professores.

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