segunda-feira, 24 de setembro de 2007

CONTEÚDOS ABERTOS E COMPARTILHADOS



O texto em questão cria grandes polêmicas quanto aos direitos autorais. Quem escreve um livro, um texto, uma resenha, um projeto, etc. deve sempre levar em conta que quanto mais pessoas tenham acesso a tais informações mais enriquecido ficam as publicações e, quando há restrições quanto à leitura e comentários a “obra” acaba sendo esquecida e não trás nenhum beneficio a quem publica.

Para tudo se tem regras, isto é, quando utilizamos textos ou projetos que já existam temos que citar as obras e seus autores e, não simplesmente utilizá-las como se fossemos os autores.

O trabalho que estamos desenvolvendo “Produção Colaborativa e Compartilhamento de Materiais Didáticos em Formato Digital” é um grande avanço, pois faz com que professores ou outras pessoas que não são da área possam entrar, ler, comentar e com isso dar maiores contribuições para as produções existentes e para aquelas que iremos produzir posteriormente.

Quando compartilhamos idéias, trabalhos, projetos, etc. as dificuldades se tornam mais amenas, pois a colaboração de outros profissionais tende a enriquecer e aprimorar favorecendo o trabalho de todos. Os erros são importantes para que possamos cada vez mais procurar conhecimentos e aprender. “Pois é errando que se aprende”.


O principal problema para mim é a falta de tempo para pesquisa na realização das atividades (projetos), mas quando encontramos sites educacionais com livre acesso tudo se torna mais acessível e o “tempo” um grande aliado.

Trabalho na rede pública estadual e municipal, ambas pedem que façamos registros daquilo que fazemos para que não se percam no tempo e fiquem apenas dentro das nossas salas de aula. O município exige que tenhamos um registro diário do que se é feito, a grande maioria tem dificuldade em se fazer tais registros, mas são importantíssimos para que não se percam e que outros tenham a oportunidade de conhecer trabalhos diferenciados e, possam também dar suas contribuições quanto a erros e acertos; contribuindo assim um compartilhamento de materiais e idéias.

Nenhum comentário: