quarta-feira, 19 de setembro de 2007

RECICLAGEM DE PAPEL


Reciclagem é o conjunto de técnicas para o aproveitamento de detritos e a sua reintrodução no ciclo da produção econômica (definição pelo dicionário). O engraçado é que cada vez mais a produção de lixo é dia a dia maior devido às novas tecnologias, produtos descartáveis, etc. e isso é um ciclo que não se acaba, o que tem que acontecer é que a população deve tomar consciência de tudo isto e, na medida do possível reciclar pensando na qualidade de vida e principalmente no nosso sofrido planeta.

Em casa já há algum tempo praticamos a reciclagem de papel, plástico, metais e vidro, tanto que o lixo doméstico diminuiu bastante, apenas duas vezes por semana e, o lixeiro passa todos os dias. Este ano existe um dia por semana o caminhão que passa recolhendo o material reciclado facilitando assim, para que não haja acúmulo de recicláveis nas casas (colaboração de meus filhos).
Na escola como a Ângela já deve ter relatado que há alguns anos o projeto Jovem Empreendedor do SEBRAE, onde cada série tem seu projeto especifico a desenvolver. Como trabalho com 5ª, 6ª e 7ª séries, cada projeto tem que levar em conta a economia, o aproveitamento máximo dos materiais utilizados pensando no meio ambiente. A 7ª série trabalha com papel reciclado e para tanto precisa da cooperação de todos da escola, na separação dos “restos” de papéis para desenvolver as atividades do projeto. Na finalização há cadernos de anotações, marca texto, cartões, etc. Temos um dia para que todas as séries apresentem seus trabalhos para a escola e comunidade. Já estava me esquecendo que a 1ª série recolhem papéis de balas e bombons para desenvolver suas atividades (lembrando que este tipo de papel não é reciclável, mas eles aproveitam para confecção de painéis e outros enfeites).

Nenhum comentário: